abril 29, 2007

Desafio Happy Feliz Challenge - Dia 40/40

O último dia do desafio dos desafios chegou. Basicamente poderia voltar a ficar mal humorado depois deste domingo, mas é bem provável que isso não aconteça. E isto prova a experiência de que bom ou mau humor é apenas questão de costume. Claro que temos variações de acordo com uma série de fatores, mas a idéia é que geralmente pessoas de bom humor são assim porque estão acostumadas a ver a vida com olhos alegres, enquanto a galera da carranca acostumou-se a ver tudo como ruim e sem graça.

Claro que não sou a pessoa mais radiante do mundo (como no início do desafio), mas a idéia era justamente essa. Se a balança estava desequilibrada para um lado, tu deve meter mais peso no lado faltante para equilibrá-la. Sempre fui assim, faço coisas extremas para conseguir resultados normais. Nivelando por cima eu sempre entendo "ok, se eu conseguir chegar nesse ritmo, posso tranqüilamente viver um pouco mais abaixo dele sem esforço".

Coisas que eu aprendi com o desafio:

- É muito mais fácil viver a vida alegre - as coisas acontecem sozinhas (ou simplesmente tu começa a dar valor para as coisas boas que acontecem, por menores que sejam). Nessa mudança de atitude muita coisa melhorou, praticamente sozinha. O mundo conspira a favor das pessoas alegres? Não sei, talvez simplesmente as pessoas alegres conspirem a favor delas próprias.

- Não se leve tão a sério - Se você tropeça sozinho numa pedra ou até no clássico estilo "auto-rasteira", tu fica envergonhado se tem alguém olhando? Oras, por quê? Somos todos patéticos, tropeços acontecem. Não leve tão a sério o que faz ou diz, a pretensão estraga tudo. Seja despretensioso. Isso me dá a liberdade de começar uma história e jamais acabá-la. Quem liga? Quando você parar de se levar a sério, as coisas vão ficar muito mais fáceis para você. Tô falando sério.

- Não leve os outros tão a sério - o mesmo princípio acima se aplica aos outros. Se alguém não aparece no seu aniversário, isso não é sinal de nada, só de que alguma outra coisa aconteceu e não rolou. Não encare as coisas como se sempre alguém estivesse tramando causas e efeitos mirabolantes. As pessoas são toscas, assim como você.

- Reclamar e ficar bravo não resolve problema - a gente sempre fica puto com uma coisa ou outra, mas no fundo, isso não adianta nada. Esses dias eu esqueci meu pendrive e tive que voltar uns 15km pra pegá-lo. Ficar bravo não fez o pendrive magicamente aparecer no meu bolso, muito pelo contrário, parece que me deixava mais frustrado ainda. O que eu aprendi nessa história, e isso sim foi valioso, é que devo sempre checar o que eu preciso levar para aula antes de sair. Um amigo meu ainda me falou "tá, mas trancar a raiva é ruim, uma hora tu explode" e eu respondi pra ele "tu está certo, mas o desafio não é para trancar ou esconder o sentimento, a chave neste caso é NÃO SENTIR". Não sinto raiva pelas coisas que não fazem sentido sentir. Talvez numa briga a raiva te faça esmurrar alguém mais forte, mas em casos como o do pendrive, o máximo que tu pode conseguir é acabar batendo o carro. Então, relaxa, aumenta o som e resolve a parada.

- Pessoas de mau humor são engraçadas pra caralho - nunca ri tanto de alguns patetas que se estressam por tão pouca coisa. Eles não têm a menor idéia do quão patético soam, eu sei disso porque eu também não fazia idéia. A prova mais concreta tá em qualquer dupla de humoristas: tem sempre o bobo retardado e o mau humorado dos infernos. Prefiro ser o bobo.

- Mudanças sérias de comportamento funcionam na marretada - quando alguém pára de fumar, pára e pronto, não fica diminuindo. Mudar comportamento aos poucos é coisa de quem não DESEJA mudar. Se tu deseja, para de frescura e muda logo. Band-aid se tira de uma vez só. Isso nos leva a:

- A vontade é dona do mundo - se até um mau humorado convicto como eu pude mudar bastando ter uma vontade absurda disso, tudo pode acontecer se tu realmente desejar. Nada é impossível. "Impossible is nothing", como bem diria a Adidas. ISSO é mágica.

Para fechar com chave de ouro o desafio, vou dar uma volta na Redenção para refletir sobre a vida. Vou usar como ferramenta um livro de reflexão chamado "evaluate your life workbook", que ganhei de brinde nesse site depois de me inscrever nele (tive que pagar 1 dólar, mas acho que essa promoção acabou).