abril 26, 2007

5 livros

O carinha do Cabala 1001 Gatos de Schrödinger abriu o convite para fazer uma listinha com os 5 livros essenciais para mim. Como ele mesmo disse, listas são sempre limitadas e invariavelmente deixamos algo de fora, mas são irresistíveis de fazer. Ele mesmo fez a dele. Na real mesmo a minha lista nem são os únicos livros essenciais pra mim, mas são quase como “must reads” para entender de onde diabos eu venho, para onde vou e do que me alimento. Eu sei que a lista que apresento não é nem um pouco erudita, e com razão, eu não sou nem um pouco. Sou baita consumidor raso. Eis a minha (clique na imagem para comprar na Livraria Cultura):

Os Irmãos Karamazov - Fiodor Dostoievski


Depois de ler Crime e Castigo eu tinha ficado com uma impressão ruim de Dostoievski. Depois de ler os Irmãos Karamazov fiquei maravilhado. É impressionante como esse tiozão barbudo e bebedor de vodca consegue entrar dentro da cabeça das pessoas. Os personagens são maravilhosos, muitas coisas eu descobri sobre mim lendo este livro (mas absolutamente nunca tive nada a ver com parricídio). Eu recomendo o dramalhão russo, mas é pesadinho (provavelmente o único da lista).

Belas Maldições - Neil Gaiman & Terry Pratchett


Assim como na Cabala 1001, cito Belas Maldições para homenagear com um título apenas dois grandes: Neil Gaiman e Terry Partchett, ainda que este livro não seja o que eu mais gostei dos dois autores. Neil Gaiman é simplesmente a mente mais criativa de todos os tempos, ele escreve fantasia como ninguém. Terry Pratchett é o mais sádico e sarcástico escritor de humor, além de ter uma criatividade estupenda no setor fantástico. Esses dois caras juntos mataram a pau com um Apocalipse muito diferente e engraçado (releituras bíblicas? Só agora me dei conta de onde saiu essa história de “Bíblia Anos 2000”).

As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley


As Brumas de Avalon foi uma das primeiras coisas (boas) de literaturua fantástica que me caiu nas mãos, por isso esta aqui. Este livro narra uma das versões da lenda de Arthur, porém do ponto de vista das mulheres - que na idade média não tinham lá grandes liberdades. Bruxaria da grossa, fantasia da boa. Graças a ele eu também cheguei em O Senhor dos Anéis, então é merecido estar aqui.

A Revolução dos Bichos - George Orwell


Esse vai em homenagem ao “estilo”: A Revolução dos Bichos, Admirável Mundo Novo, Laranja Mecânica (posso citar “1984” mesmo não tendo lido ainda?)... A Revolução dos Bichos é uma fábula de como são as coisas na vida real (agora você sabe de onde vem essa história de “fábulas modernas”), crítica profunda ao modelo comunista e, claro, a toda sociedade. Provavelmente tu já ouviu “todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros”. Pois é, vem deste livro.

Hollywood - Bukowski


Não podia faltar na minha lista. Nem me influencia mais tanto assim, mas comecei pesado pelo velho safado, além de já homenagear junto Fante. Esse não foi o primeiro que li, mas foi o que me fez me apaixonar total pelo jeito Bukowski de escrever. Nesse livro (que não é de contos, é uma história apenas) Henry Chinaski (o melhor alterego do Buk) vive lá vida louca para escrever um roteiro para o bizarro mundo hollywoodiano. Crasse A para os chinelos. Mas o melhor livro que eu li dele é o Misto Quente, também protagonizado por Chinaski.

Tá, eu vi que citei uns 52 livros nas entrelinhas e trapaceei na lista. Mas se eu estou me divertindo, quem se importa?