fevereiro 14, 2008

Smoke and Mirrors (Neil Gaiman)

Smoke and Mirrors (também lançado em português, sob o título "Fumaça e Espelhos") é uma coletânea de contos do mestre Neil Gaiman. A grande maioria deles tem um "quê" de terror, suspense, mistério ou bizarrice, mas isso não descreve bem a coisa toda.

Criatividade e imaginação talvez sejam o que fazem dele um ótimo livro. Gaiman transforma situações cotidianas em fantásticas em seus contos (tudo com um ar perfeitamente normal). Exemplos: um sujeito encontrando um bêbado em Los Angeles que é um anjo caído que lhe conta como Lúcifer começou sua revolução, um spin-off onde a Branca de Neve é uma espécie de vampira, uma senhora que vai a um antiquário e acaba comprando o Graal, um rapaz que acha uma agência de assassinos de aluguel na lista telefônica sob o título "controle de pestes", um guri que acha um Troll embaixo de uma ponte, um outro guri que perde sua avó após um desaparecimento em um show de mágica, enfim, as situações mais estranhas e as histórias mais criativas.

Provavelmente Neil Gaiman deve ver o mundo com olhos muito muito estranhos - que bom que ele não é egoísta e compartilha sua visão conosco, pobres mortais.