janeiro 12, 2008

Assombro

Assombro é um livro que conta a história de uns sujeitos escrevendo um livro. A câmera atrás da câmera atrás da câmera. A premissa do livro é muito boa, um bando de gente que não se conhece se reúne num "retiro para escritores" depois de ver este anúncio:


RETIRO PARA ESCRITORES
ABANDONE SUA VIDA POR TRÊS MESES

Simplesmente desapareça.
Deixe para trás tudo que o impede de criar sua obra-prima.
Emprego, família, lar, obrigações e distrações...

Conviva com pessoas que pensam como você, num ambiente que permite total imersão no trabalho. Alimentação e hospedagem incluídas para aqueles que se classificarem. Aposte uma pequena fração da sua vida na chance de criar um novo futuro como poeta, escritor ou roteirista profissional.

Antes que seja tarde demais, viva a vida com o que você sempre sonhou
Vagas muito limitadas.


O livro inteiro é intercalado, um capítulo que narra a vida do pessoal no retiro, um poema sobre um dos personagens e um conto escrito por um dos personagens. A coisa toda é muito louca e nenhum personagem é chamado pelo próprio nome, mas sim por apelidos que designam suas histórias (autobiográficas ou fantasiosas?) passadas, como "Mãe Natureza" (uma naturalista nova-era cheia de incensos), "Cozinheiro Assassino" (um chef de cozinha que ama suas facas), "Conde da Calúnia" (um jornalista que escreveu uma grande matéria mentirosa), "Reverendo Sem-Deus" (um cara que odeia religiões), "Elo Perdido" (um cara que parece um troglodita"), Baronesa Congelada (uma mulher que perdeu os lábios graças a uma noite na neve), enfim. As histórias que os personagens contam são de uma inventividade absurdas (e algumas muito grotescas), como a da Mãe Natureza, que fazia parte de uma organização de assassinos que usavam a massagem para matar as pessoas (a idéia é que se podemos melhorar a saúde das pessoas pressionando os pontos certos, também podemos matá-las).

O livro é mucho loco e foi escrito por Chuck Palahniuk, o mesmo cara que escreveu "O Clube da Luta" (sim, se você não sabe, "Clube da Luta" foi primeiro um livro, não um filme), aí dá pra tirar uma idéia do grau de loucura. Pra falar bem a verdade, a parte do retiro de escritores é a mais chata e a partir de um ponto fica repetitivo, mas os contos dos personagens são classe A.

Clube da Luta continua sendo melhor, mas Assombro é uma boa leitura.

Compare preços no Buscapé: Assombro (Chuck Palahniuk)