março 15, 2007

So you wanna be a player?

Andava por onde escritores costumam andar, não por presunção, mas porque gostaria de encontrar algum. Foi aí que deu de cara com um sujeito de robe segurando uma xícara de chá. Quando nos chocamos, quase deixou cair o chá, mas felizmente conseguiu conter o vasilhame.

- Eu não te conheço. - me disse ele.
- Claro que não, sou um desconhecido.
- Ah, então? O que é que você quer aqui? - disse arrumando os óculos com o indicador, já que estes caiam para a ponta do nariz.
- Eu quero saber qual o segredo para escrever.
- Ah, sempre isso. Malditos jovenzinhos com seus processadores de texto...
- Ei, você não está sendo muito legal.
- Não, eu sei, é o meu papel. Você saberia que é um escritor se fosse mal humorado com algumas pessoas aleatoriamente, enquanto com outras fosse um sujeito legal. Mas seria realmente um grande escritor se fosse mal humorado às vezes e bem humorado às vezes, com as mesmas pessoas. Seria um gênio da literatura se fosse absurdamente grosseiro e totalmente galanteador na mesma conversa, com a mesma pessoa, num espaço de poucos minutos.
- Esse é o segredo então?
- Não, o segredo é outro.
- E qual o segredo para escrever bem?
- Beber.
- Beber?
- É, beber.
- Chá? - perguntei-lhe, já que ele mesmo segurava uma xícara fumegante.
- Não.
- Café?
- Não.
- Cerveja?
- Não.
- Beber o que então, pô?
- De todas as fontes.

E continuou seu caminho para onde quer que os escritores vão de robe e chinelos.