janeiro 28, 2007

Escrevendo sobre escrever

Não sei se isso acontece com todo mundo que escreve, ao menos com aqueles considerados bons é bem provável que não, mas eu sou extremamente influenciado por aquilo que eu leio. Quando leio thriller, quero escrever thriller. Quando leio fantasia, quero escrever fantasia. Quando leio bukowski demais, quero sair por aí bebendo com uma máquina de escrever debaixo do braço e socando pessoas. Quando leio...bem, you got the picture.

O caso é que eu geralmente leio bastante rápido, ou escrevo muito devagar, porque sempre que eu estou no meio de uma história sobre X (pois estava lendo sobre X), acabo desviando dela para Y (pois no meio da história comecei a ler sobre Y). E, sabe, talvez seja simplesmente falta de talento, mas é complicado pra caralho conciliar um par romântico que se transforma num beberrão inveterado e depois sai para caçar zumbis no inferno com seus recém adquiridos poderes mágicas herdados de índios astecas levados por óvnis até o Egito por uma conspiração americana.

Aliás, outros troços que andam me ferramento são nomes e ambientação. Acho que é porque eu praticamente nunca leio escritores nacionais (pode me crucificar), mas como eu poderia chamar meu personagem de "João", "Zé" ou "Almeida"? Mas, em compensação, que tipo de pessoa se chama "Jack" no Brasil? Ah, sim, eu poderia escrever em ambientações diversas onde esses nomes se encaixam, mas como eu poderia fazê-lo de forma decente se nunca fui até esses lugares? Sempre acabo em Nowhere Hill, o que deve ajudar bastante pras coisas serem mais "planas" e menos vivas no que eu escrevo. Quer dizer, Neil Gaiman pode escrever sobre um mago caótico chamado John Constantine e um sacerdote vudu de nome Papa Midnite que assombram a sombria Londres, enquanto eu tenho a minha disposição João da Silva, o capoeirista, e Zé Pilintra, o exu voador, que desviam de balas nos morros cariocas enquanto fazem aquele despacho amigo na encruzilhada à meia-noite.

Escrever sobre Porto Alegre? Não dá, meus personagens só encontram pela noite mods e emos que acham que são uma espécie de twisteds Bukowskis e Fantes.