maio 11, 2007

Mitos modernos

Um texto que escrevi faz bastante tempo, publicado originalmente aqui.

-

PROMETEU, o INVENTOR DO ISQUEIRO, sabia que só seus IGUAIS, os deuses do Olimpo, podiam manusear o fogo sem fazer xixi na cama e, assim, PROMETEU que jamais entregaria o segredo do incêndio aos humanos, desprovidos de todo e qualquer ACENDIMENTO. Porém, como PROMETEU nunca cumpria o que PROMETIA, entregou o segredo do isqueiro aos humanos.

Os humanos começaram a chamar na PIROMANIA, irritando sobremaneira o já pouco irritadiço ZEUS. Como só podia ser culpa de PROMETEU, o guardião do isqueiro, decidiu punir PROMETEU com a PROMESSA de que sofreria todo dia com um URUBU-REI que lhe arrancaria o FIGO das ESTRANHAS. Prometeu, sempre muito SAGAZ, mas nada esperto em contrariar o CHEFE dos deuses, lascou:

- Mas eu só tenho um fígado, como vai ser, aí, SEU Zeus?

- Afugentais-te vós você não, PROMETEU. De dia, quando o URUBU-REI tá acordado graças ao ASTRO-REI, ele arrancar-te-á vosso seu FIGO. Mas, quando cair a noite, seu FIGO ressurgir-te-á em vossas suas TRIPAS.

PROMETEU sentiu o drama e largou um “me fodi”.

Assim, durante ANOS, todo o santo dia vinha o URUBU-REI comer de novo o fígado de PROMETEU - de novo.

Um dia, a fagulha do ISQUEIRO de PROMETEU proporcionou-lhe uma IDÉIA. Chamou os humanos, que a essa altura já tinham se ligado que o álcool não só alimentava o FOGO, bem como alimentava o FOGO do porre, e pediu NOVENTA E DOIS barris de vinho seco. SUAVE não.

PROMETEU entornou todos os barris durante grande bacanal noturno, acabando com o ESTOQUE antes do amanhecer. Quando o Sol raiou, lá veio o URUBU-REI para se alimentar do fígado de PROMETEU. Depois de, em uma só BICADA, o URUBU-REI comer por inteiro o fígado de PROMETEU, BATEU AS ASAS e imediatamente BATEU AS BOTAS também, mesmo não podendo CALÇÁ-LAS, o URUBO-REI. Depois da morte por intoxicação alcoólica do URUBU-REI, convencionou-se a pérola popular de “o mé é a água que PASSARINHO não bebe”.

PROMETEU se livrou do URUBU-REI, mas não escapou dos males do uso do FOGO feito pela humanidade, FOGO este que ele mesmo TRAFICOU, conferindo-lhe uma DOR DE CABEÇA tão grande que ele preferia mil vezes o maldito URUBU-REI bicando-lhe o FIGO.