dezembro 19, 2006

Balanço social, Sérgio Ltda.

2006 foi sem sombra de dúvida o melhor ano da minha vida até agora, quase 25. Quantas estradas um homem precisa percorrer antes de ser chamado homem? Talvez eu ainda não saiba a resposta, mas com certeza a direção da estrada eu já conheço e a resposta o vento está soprando. Quando os ventos da mudança estão soprando, uns constroem abrigos, eu estou construindo meu moinho.

Esse meu ano como diretor na AIESEC Porto Alegre me trouxe um aprendizado gigantesco, aprendi tanto sobre mim e sobre as pessoas em geral que sequer sabia que tinha essa capacidade. Entre 1o de janeiro e hoje trabalhei, me estressei, sorri, chorei, venci, perdi. Mas nada disso se compara com os amigos que fiz nesse ínterim. Pessoas maravilhosas que com certeza eu não teria conhecido, ou pelo menos não tão profundamente, e que me ajudaram de maneira que jamais poderei agradecer. Algumas dessas inclusive eu sei que ainda me ajudarão muito, pois nós não paramos jamais. We keep walking.

Meu time na diretoria da AIESEC, Conrado, Débora e Letícia, meus melhores amigos hoje e sempre. As pessoas mais incríveis. Nossos caminhos se distanciam um pouco agora, dois vão fazer intercâmbio, Letícia segue comigo no time nacional de suporte, mas nos reencontramos com certeza no mesmo caminho: 2011. O time de gestão de talentos que liderei durante todo esse ano, ao total 14 pessoas cuja vida eu procurei impactar de tal forma a ativar a liderança. Destes preciso citar especialmente alguns que foram especiais porque me fizeram aprender demais: Jalusa (minha mentorada e agora presidente da AIESEC Porto Alegre), Lubianca (minha sucessora, vai ter o melhor ano da vida dela também), Virgínia (uma máquina de talento, se tivesse entrado antes na AIESEC seria Presidente da AIESEC International), Mônica (nunca vi tamanha competência e seriedade), Marcos (meu afilhado, um talento nato) e Marcel (incrível como ele consegue fazer com que tudo dê certo rapidamente). Os outros com certeza foram muito importantes, mas estes se destacam na minha mente porque trabalhei mais de perto e pude ver o quão fantásticos são.

Marcelo Costa, o coach de Porto Alegre no 1o semestre. Mineiro mais gente boa de todos os tempos e fez com que desde o princípio nós encontrássemos nossa direção estratégica. Ali comecei a entender o papel (e poder) de uma visão. Com uma visão comum até um grupo de gente tosca consegue resultados incríveis. E impressionante o que a determinação de se chegar em algum lugar relevante faz com a gente.

Bárbara, minha mentora, uma pessoa radiante que em 2006 praticamente esteve longe de Porto Alegre, mas muito perto de mim. Posso dizer que sem ela eu não estaria onde estou, não apenas pelas conversas de mentorship, mas por coisas mais “bobas” e “inocentes”, como role modeling e aquela fatídica sessão de AIESEC XP que facilitei e que me fez enxergar o quão longe eu poderia/deveria ir.

Dean Johnstone - sem comentários, a pessoa mais inspiradora que já convivi e trabalhei. Minha meta é chegar ao nível dele. Nossas paixões são muito parecidas, nossos caminhos são parecidos, eu me espelho demais nele.

Minha família, nunca fui próximo, sempre fui considerado frio. Hoje estou muito mais próximo. Talvez seja o fim tardio da rebeldia hormonal da adolescência onde é preciso superar o velho, mas não creio que este seja o único motivo. Cresci também como indivíduo, não só profissionalmente. Amadureci.

Mas chega de citar pessoas importantes, agora me reservo ao silêncio de não dizer o nome, mas nesse final de ano até meu coração de pedra se amanteigou por uma pequena de cabelos escuros e olhos claros de forma que não acontecia sequer parecida há quase 2 anos, quando conheci uma certa sueca.

Esta nova menina nem é nova, pois já a conhecia, mas sempre evitei chegar perto porque, além de certos impedimentos éticos, ela parecia brava demais pra caralho mesmo. Mas, por Deus, ela é um sonho gostoso que eu gostaria de acordar do lado, descabelado, cansado e apaixonado.

Mas isso é outra história, ela nem sabe disso.

Quem sabe em 2007?

Se for assim, arrisco que 2006 vai passar de melhor ano da minha vida para segundo melhor. E assim, espero, sucessivamente.

Nunca me senti assim tão completo em tantos aspectos da minha vida. Obrigado 2006, tu foi do caralho.

--

the times they are a-changin' - Bob Dylan

Come gather 'round people
Wherever you roam
And admit that the waters
Around you have grown
And accept it that soon
You'll be drenched to the bone.
If your time to you
Is worth savin'
Then you better start swimmin'
Or you'll sink like a stone
For the times they are a-changin'.

Come writers and critics
Who prophesize with your pen
And keep your eyes wide
The chance won't come again
And don't speak too soon
For the wheel's still in spin
And there's no tellin' who
That it's namin'.
For the loser now
Will be later to win
For the times they are a-changin'.

Come senators, congressmen
Please heed the call
Don't stand in the doorway
Don't block up the hall
For he that gets hurt
Will be he who has stalled
There's a battle outside
And it is ragin'.
It'll soon shake your windows
And rattle your walls
For the times they are a-changin'.

Come mothers and fathers
Throughout the land
And don't criticize
What you can't understand
Your sons and your daughters
Are beyond your command
Your old road is
Rapidly agin'.
Please get out of the new one
If you can't lend your hand
For the times they are a-changin'.

The line it is drawn
The curse it is cast
The slow one now
Will later be fast
As the present now
Will later be past
The order is
Rapidly fadin'.
And the first one now
Will later be last
For the times they are a-changin'.